Ativar a acessibilidade no Android

Android 2.3

Depois de alguns pedidos de como configurar a acessibilidade em Android 2.3, resolvi escrever passo a passo em um único artigo como deixar seu aparelho acessível.

Lembrando que esse post, vale apenas para aparelhos que tenham teclado físico. Aparelhos com Android 2.3 e todo Touch, não tem como deixá-lo acessível.

Estarei mostrando e dando os links dos aplicativos básicos para deixar seu aparelho acessível e não indicando aplicativos tais como: Facebook, e-mail, tweeter e outros. No caso desse tipo de aplicativo, vocês depois instalam de acordo com o perfil de cada um. Aqui no blog tem links para todos eles é só fazer uma pesquisa de acordo com seu perfil.

Uma coisa que é importante, quando ligar o seu aparelho para fazer a configuração, é configurar a sua conta do Google. Dessa forma você terá acesso a Google Play e a Play Store que é a loja, onde você irá encontrar os aplicativos para a instalação no seu aparelho.

Quando liga o aparelho pela primeira vez, a primeira coisa que ele lhe pede é justamente sua conta do Google. Só colocar seu e-mail e sua senha da conta Google e pronto. Seu celular já estará sincronizado com o Google Play e com o aplicativo Play Store.

Então vamos passar agora para ativação da acessibilidade de fato no seu aparelho.

A primeira coisa que tem que ser feita, é ir em:

  • Configuração
  • Acessibilidade

Dentro de acessibilidade, vai ativar:

  • Acessibilidade
  • Talkback

Caso dentro de acessibilidade não tenha o Talkback, só ir na Play Store No próprio aparelho ou no
Google Play
e procurar na pesquisa por Talkback, e fazer a instalação. Nos aparelhos com Android 2.3, creio que será difícil em acessibilidade não ter o Talkback, mas, fica a dica caso não tenha.

Como a Google não colocou no seu pacote de vozes que vem por padrão no Android, uma voz em português, esse será o nosso próximo passo, fazer a instalação de uma voz em português.

Vozes em português:

  • Espeak tts
  • Luciana Voice
  • Acapela voz Márcia
  • Cereproc Lúcia e Gabriel
  • Google TTS
  • Eloquence

As vozes pagas, a mais cara custa em média 20 Dólares. Só escolher uma dessas e fazer a instalação no seu aparelho. Para fazer a compra das vozes, só é aceito pela Google, cartão de crédito.

Depois da voz instalada, você vai em:

  • Configuração
  • Entrada e saída de voz
  • Definição de texto para voz

Dentro de definição de texto para voz, vai encontrar no final da lista de opções a voz que instalou. Vai marcar a voz instalada e depois ir na opção:

  • Mecanismo de voz padrão

Dentro de Mecanismo de voz padrão, irá marcar a voz que você fez a instalação.

Nesse momento seu Talkback, ficará falando em português e pronto para uso. Mas, vamos instalar mais três aplicativos para deixar nosso Android mais acessível.

Um aplicativo é o:
Eyesfree keyboard
Esse aplicativo é um teclado que deixa a sua digitação mais acessível, tais como acentos e caractere especiais.

Outro aplicativo seria o:
Accessibility Preferences
Esse aplicativo, lhe permite configurar opções do seu leitor de tela.

O último aplicativo que indico é o:
WhoisCalling
Esse é um aplicativo para identificar as chamadas, sem precisar de apertar nenhum botão.

Android 4.1

Como ativar a acessibilidade em aparelhos com Android 4.1, o famoso Jelly Bean. Tinha lido em alguns blogs e matérias sobre acessibilidade que para ativar a acessibilidade em Android 4.1, era só fazer uma volta na tela do aparelho começando da esquerda superior, na direção horária e chegar no ponto inicial que o Talkback já ativaria. Mas, qual foi minha surpresa quando peguei o meu Motorola razr d1, e fiz o gesto e nada falou.

Então por isso decidi escrever essas dicas,  para ajudar vocês a ativarem o Talkback no Jelly Bean. No meu aparelho da Motorola, não veio nem o Talkback de fábrica. Tive que fazer o seguinte para deixar meu celular acessível: lembrando que tem que ser com um olho amigo.

A primeira coisa a fazer é sincronizar nossa conta do Google, para baixar aplicativos na loja do Google. Caso tenha ligado o aparelho pela primeira vez, isso será uma das primeiras coisas que será lhe perguntado. Se não. Vá em:

  • configurar
  • contas
  • adicionar conta.

Depois entre na Play Store no aparelho e procure por: talckback e
faça a instalação.

  • Ainda dentro da Play Store procure a voz em português da sua escolha e faça a instalação. No caso dessa versão, a que não é aconselhável é a Luciana Voice.

Agora vamos ativar o Talkback e a voz que instalamos.

Vá em configuração, acessibilidade e ative o Talkback e explorar por toque. Em seguida vá em conversão de texto para voz e ative a voz que instalou.

Nesse momento seu Talkback estará ativo, é só começar brincar com seu aparelho.

Um lembrete: para ativar a voz o caminho pode ser conversão para voz, idiomas ou entrada de texto para voz. Infelizmente, isso ainda no Android não está padronizado. Como são várias marcas que usam o Android, cada uma faz a tradução e dispõe as opções da sua maneira.

Outra coisa que tenho que ressaltar também que esse procedimento foi feito com um Motorola. Pelo o que é falado na lista Talkdroid e pela minha experiência pessoal, só o Motorola que não está vindo com o talkback já no sistema, sendo que as outras marcas usadas: Samsung e Sony, só tem que fazer o processo de ativar o talkback. Acrescento ainda que a voz em Português terá que ser instalada.

Esse processo que descrevo acima, em breve ficará obsoleto. Na versão do Android 4.2 para cima a ativação do Talkback estará padronizado. Para ativar a acessibilidade, quando ligar o aparelho pela primeira vez, só colocar dois dedos um pouco afastado e esperar o talkback começar a falar e completar o processo de ativação.

Android 4.2 acima

Uma das coisas mais cobradas no Android pelas Pessoas com Deficiência visual, era a falta de não poderem ativar o Android sozinho sem um olho amigo.

Creio que pela evolução do sistema ou cobranças aos desenvolvedores da Google, responsável pelo Android e Talkback, isso hoje é possível.

Hoje temos condições de pegar um aparelho com Android acima da versão 4.2 e fazer o procedimento sozinho.

Por questões de fabricantes, com algumas marcas é mais fácil fazer essa ativação e outras da um pouco mais de trabalho. Porque digo isso! Algumas fabricantes como a Samsung por exemplo, tem uma voz na ativação que é em Português, e já no caso da Motorola, ela ainda não colocou no seu pacote de voz, uma em Português. Então a ativação pela Motorola é feita com uma voz em Inglês, que também não é bicho de sete cabeças fazer o procedimento de ativação.

Esse procedimento serve para qualquer aparelho com Android acima da versão 4.2. Então vamos a ele:

1. Ligue o aparelho e espere mais ou menos uns 30 segundos para termos certeza que o aparelho está ligado.
2. Coloque dois dedos um pouco afastados no meio da tela e espere a voz começar. Você coloca a ponta do dedo com um contato bom na superfície da tela.
3. Primeiro você vai ouvir: ativando a acessibilidade, e depois: acessibilidade ativada.

Depois disso só seguir os passos de configuração, tais como:

  • Conectar a W-FI;
  • Configurar conta do Gmail e outras.

OBS: lembrando que esse procedimento só funciona na primeira ativação da acessibilidade.

Deixe uma resposta