Aplicativos acessíveis

Olá pessoal,
Segue uma lista de aplicativos acessíveis. Esses aplicativos, são tirados das listas de discussão Talkdroid e android accesible. Então com certeza alguém já testou
a sua acessibilidade.
Caso tenham alguma dica de aplicativos acessíveis, por favor mandem para:
Kellerson Viana

Sintetizadores de voz

Leitores de tela para android

telas iniciais alternativas

 

40 ideias sobre “Aplicativos acessíveis

  1. Bom dia!
    Conhecendo seu blog e suas indicações comprei um Razr D1 para o meu marido.
    Ele está amando!!!
    Agora estou vendo aplicativos mais acessiveis para baixar.
    E como sua opinião sobre o telefone foi excelente, gostaria de saber dentre estes aplicativos que voce cita neste post, qual vc utiliza, qual vc realmente indica, enfim, suas considerações sobre aplicativos acessiveis.
    Desde já, muito obrigada por compartilhar suas experiências!
    Abraços fraternos.

    • Olá Maristela,

      obrigado pelas palavras. Sobre quais uso é um pouco complicado de indicar aplicativo y ou z. Isso vai da necessidade do usuário. Por exemplo uso o: tuni in rádio e o k9 mail.

      Colocamos a lista para mostrar as possibilidades que a pessoa tem para uma determinada ação.

      Abraços

      • olá. primeiro gostaria de dizer. que gostei muito deste blog. mas a minha pergunta é:
        Existe algum programa que a gente possa ver tv aberta no celular utilizando a internet. tipo sbt e etc. já que o meu celular é motorola d1. e não veio
        tv. é o androide 4.1
        fiquei triste por existir só a espeaque tts. gratuita, a vóz.
        abraços

        • Olá Diego,
          o seu aparelho tem TV digital e analógica. Se não tiver na tela principal, veja nas outras telas. Caso não encontre, vá em aplic, e ache ele na lista.
          Abraço

  2. Realmente, é bastante pessoal mesmo.
    Desta maravilhosa lista que vc passou, hj baixei o shake call (porque meu marido estava com um pouco de dificuldade em atender as ligações – ás vezes recusava ao invés de atender), e achei sensacional!
    Muito fácil de usar.
    Bem legal

    • Olá Anônimo,
      creio que a maioria que vem com Android 4.1, o desempenho de todos são bons. Mas, o que tem que ser observado, é a questão do processador e memória ram.
      Abraços

  3. boa noite amigo!!
    tenho uma pergunta sabe se tem algum aparelho que tem teclado?? com a versão do androide 4??
    e sabe se a biblia pra androide é compativel??
    obrigado

  4. Prezado,

    Nunca usei nenhum tipo de celular com algum sistema de leitura, mas ultimamente sentir a necessidade de possuir um com leitor. Com isso, conversando com alguns amigos deficientes visuais, comprei o samsung galaxy young com androide 4.1, e gostaria de saber se realmente esse tipo de celular é bom para usar (samsung galaxy young).

    Ainda não tirie da caixa, e gostaria muito de um auxílio, pois tenho as seguintes perguntas:

    Por onde começo:

    Como configuro:
    Tenho algum manual que possuo baixar:
    Quais os programas que tenho que baixar:

    Enfim, meu amigo, gostaria de começar realmente do começo. Lembrando que nunca usei um celular com leitor, mas creio que não terei muita dificuldades, pois as outras tecnologias, como: notebook com sintetizador de voz e outras sempre uso.

    Espero um contato.

    Abraços,

    Thiago Felipe

    • Olá Thiago,

      sugiro ler alguns posts no blog tais como: Ativar acessibilidade no Android 4.1, gestos do Android 4.1, ler um pouco sobre os aplicativos e entrar na lista Talkdroid.
      Para entrar na lista só mandar um e-mail sem assunto e nada no corpo para:
      talkdroid+subscribe@googlegroups.com

      O Samsung que comprou tem algumas pessoas da lista que tem dele e estão gostando bastante.
      Abraços

  5. Olá Marco,
    esses são apenas os links do Google play. Ative o W-FI do seu celular e use o computador para instalar. Ou então vá direto na Play Store do seu aparelho e procure pelos aplicativos. Não tenho os arquivos salvos.
    Abraço

  6. Bom dia! Estou pesquisando um celular com Android para adquirir. Pensei no Galaxy young gts 6313t. Também gostaria de saber se o aplicativo leitor de dinheiro Tandera funciona bem nesse aparelho. Abraço
    Filipe

  7. bom dia kelerson. eu tinha um nokia e63 simbians com talcks, que parou de funcionar. não aguentou o tempo coitadinho. risos. quando fui procurar qual aparelho comprar, achei o blog. li as dicas que você postou, e de fato me encantei absurdamente! pensei: cara, agora vou poder usar o watsap! ai fui comprar o aparelho…. ao ler a pequena lista de modelos que você disponibilisou no blog, fui munido dela a uma loja. e qual não foi a minha surpresa de… quase nenhum aparelho estar disponível? rsrsrs por fim, acabei comprando um sony xperia que eu não me lembro com exatidão do modelo… rsrs. sei que é c quatrocentos e alguma coisa. bom, agora vem minha dúvida: como faço pro talck back falar as letras do teclano antes de eu as inserir no texto? porque o meu não fala, a menos queeu jah as tenha posto no texto. agradeço muito se você puder me ajudar. ps o teclado do google não é compatível com meu celular.

  8. Olá!
    Antes de qualquer coisa, queria dar parabéns pelo blog, pois só com ele que eu peguei o jeito de usar o androide.
    Mais tenho uma duvida. Comprei um galaxy y a um mes mais ou menos, ainda to meio perdido pois só consigo atender chamadas pelo botão do fone, pois sem
    ele eu sempre clico em recusar a chamada, queria saber qual o melhor programinha ou se você sabe como posso ta fazendo para configurar a quela tecla q
    tem na tela pra atender.
    Valeu!

    • Olá Jonathan,
      muito obrigado pelas palavras sobre o blog.
      Quanto a programas para atender chamada, tem os que seguem abaixo e que estão na página aplicativos acessíveis do blog:
      Hands in glove, EzButton, ▪Shake Call, ▪Phone Setting Master e
      Total Call Lite (Shake2Call).
      Qual é a versão do seu Android e modelo completo do seu aparelho? Porque talvez nem precise de instalar aplicativo para atender.
      Abraço

  9. boa noite Kellerson…
    Quero agradecer pela dedicação e fazer duas perguntas:
    Eu adiquiri um Galaxy y young gts 6313t e gostaria de saber se tem algum atalho para eu selecionar com rapidez o chip que eu quero usar para completar a chamada?
    Gostaria de saber também se existe algum aplicativo para identificar dinheiro?

    Desde já agradeço…
    Abraços.

    • Olá Priscila,
      forma rápida de alterar o chip tem sim! Só você ir na barra de notificações e trocar o chip. Quando você vai na opção telefone e disca o número, ele lhe da a opção de chip 1 ou 2, mas, os dois chips tem que estar ativado em configurações de gerenciamento de cartão sim.
      Para reconhecer dinheiro tem o Tandera dinheiro, e, o pessoal tem usado também um do google para reconhecimento de objetos, e, por concequência dinheiro. Esse não lembro o nome, mas, procure no Google play por ocr.
      Abraço

  10. alou quelerson, em primeiro lugar quero parabenizálo pela iniciativa! agora, tirar uma casquinha!
    tenho um sansung tab2, e gostaria de saber se para que ele fique utilizável, preciso instalar os aplicativos que indica no blog.?

  11. isto, eu já fiz.
    agora gostaria de saber se pelo fato de ser um tablet, fica mais complicado para utilizar do que um celular, e se tenho que instalar gerenciador de e-mail, etc.
    obrigado!

    • Olá Marcos,
      o tablet tem mais aplicativos do que o celular. Isso de ser mais fácil ou mais difícil é complicado de dizer. Mas, sugiro testar os nativos e se não forem acessíveis. Procure algum outro que substitua com acessibilidade.
      Abraço

    • Olá Victor,
      de acordo com o Rui Fontes da lista Talkdroid, Se encriptar o telefone, o TalkBack só será ativado após introduzir a senha para o acessar…
      Abraço

  12. muito obrigado kellerson! então vou manter meu telefone sem olhos de bisbilhoteiros só com a senha de desbloqueio de tela mesmo. aproveitando, é comum o telefone travar se o talckback estiver ativo? o meu trava muito. confesso que terça o joguei na parede de raiva.

  13. Olá!
    Passo para dizer que o teclado Swype+Dragon é totalmente acessível, assim como o atendedor de chamadas SpeakerPhone Ex e o aplicativo Bíblia JFA Offline.
    Grande abraço!

  14. Olá, adorei o blog, tenho uma pergunta, comprei um samsung wim, ainda da umpouco de trabalho pra uzar, mas o quero saber o que eu fasso, tudo o que eu escrevo fica armazenado no celular, como eu fasso para dezativar a configuração? Outra pergunta, como eu fasso para dezativar um som que é ativado com o talkbak?

Deixe uma resposta