Quem sou!

Olá pessoal,

eu sou o Kellerson Viana de Belo Horizonte/MG. Formado em Recursos Humanos e Pós graduado em Gestão Pública. Fiquei cego em 1987, por descolamento de retina.
Gosto muito de música e já gravei 4 CDS com a banda Forró no escuro que é uma banda formada só por pessoas cegas. Fizemos uma turnê pela Europa em 2001 visitando: Turquia e Inglaterra.
Desde 1992 comecei a me aventurar pelo mundo da informática. Naquela época fiz um curso de Clipper usando um software chamado Dosvox que é desenvolvido pelo Prof.. Antônio Borges da UFRJ.
Conheça aqui o Dosvox
Nós pessoas cegas tínhamos poucos recursos para trabalharmos com um Pc. Já ministrei vários cursos de Dosvox pelo FAT e trabalho com consultoria na área de acessibilidade.
Fui presidente por 2 mandatos do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência de Belo Horizonte de 2009 a 2010 e representei os Conselhos Municipais do país no Conade no mesmo período.
Hoje sou funcionário publico Estadual na área da saúde, trabalho na Fundação Hemominas
desde 2002.
O objetivo desse blog, é acumular informações sobre a acessibilidade no Android. Pelo fato de quase não encontrar informações sobre o Android em português com relação a acessibilidade, foi a partir disso que surgiu a ideia de criar esse blog.
Espero que você possa encontrar nesse espaço as informações para sanar suas dúvidas!
Temos uma lista de discussão sobre Android também. Só enviar um e-mail sem assunto e corpo em branco para:
Inscreva-se aqui!

23 ideias sobre “Quem sou!

  1. Oi Keller !

    Sejas bem vindo à blogosfera 🙂
    Eu tb tenho 1 blog sobre linux, que segue no campo site, se quiseres o acompanhar tás à vontade, e além disso tb tenho página no Facebook e no Google + desse blog, se tiveres interessado eu mando-te os links 🙂

    Desejo-te boa sorte nesta nova aventura de louvar sobre a acessibilidade do android 🙂
    Eu em breve vou ter 1 smartphone com android e também penso em testar a acessibilidade deles, e partilhar os resultados / conclusões … !

    Abraços

  2. olá keller, estou procurando um celular que seja acessível, e fiquei sabendo do galaxy y pro duos 5512, sou cégo e tenho receio de comprar e não conseguir usar, é fácil baixar o aplicativo de voz? se vc me der algumas dicas ficarei muito agradecido.

  3. Olá Kellerson achei muito legal mesmo sua iniciativa!
    Meu pai está procurando um celular para minha irmã que é deficiente visual, você acha que atualmente o melhor é o galaxy y pro duos 5512??
    Ou esse modernosos (que também são bem mais caros) são melhores??

    Continue com esse trabalho maravilhoso, parabéns mesmo, de coração!

    • Olá Ka,

      muito obrigado pelas palavras sobre o blog.
      Acho que vai ser meio difícil encontrar o Samsung 5512.
      Ele já saiu de linha. Aconselho comprar com Android 4.1 para cima. Nesse caso os aparelhos todos são touch.
      Tem aparelhos com 2 chips e android 4.1, por volta dos R$ 500.
      Abraços

  4. Boa tarde Kellereson,

    Primeiro, parabéns pelo blog! É uma iniciativa realmente louvável! Gostaria de saber algo fora do mundo android, mas ainda dentro da acessibilidade dos novos equipamentos. Li um pouco sobre o DOSVOX , mas gostaria de perguntar, caso você saiba, se os programas que a Apple disponibiliza para acessibilidade ( no macbook e no Iphone) são eficientes.E se você tiver conhecimento de algum link sobre acessibilidade dos equipamentos da Apple e puder disponibilizar, seria ótimo!

    Um abraço e parabéns novamente.

    Janaina

  5. Oie meu galaxy y está com problema pois eu não consigo mais fazer nenhuma atualização dos aplicativos que tenho e nem consigo baixar novos aplicativos aparece assim erro ao fazer dowload (492) o que siginifica isso ? Daí eu fui tentar restaurar a versão padrão de fábrica e na hora de zerar tudo aparece assim exclua primeiro sua conta na sansung mais eu não sei como ,me ajude por favor respondendo …Desde de já Obrigado

    • Olá Daniela,
      quanto a não deixar instalar nem atualizar mais aplicativos, pode ser questão de espaço na memória do celular. Já verificou isso?
      A conta Samsung, você exclui, onde tem a opção de adicionar uma nova conta.
      Abraços

  6. Boa tarde Kelerson como vai: parabéns pela iniciativa. Descobri o espaço ao começar a querer entender sobre este sistema android, uma vez que estou enteressado em utilizar esta plataforma. gostaria de saber se você poderia nos dizer, o valor aproximado dos smarts fones que ss~~ao compatíveis com o android:

    • Olá Carlos,
      na verdade não é o Talkback que tem esse comportamento, e, sim a voz em português que vem no tablet.
      Sugiro instalar pela Google Play a voz Espeak tts.
      Abraços

  7. Olá Kellerson, tudo bem?
    Estou tentando instalar a voz da Márcia no meu Samsung Young, mas não estou conseguindo. O que eu consegui fazer foi instalar o Acapela TTS quando vou instalar a voz da Márcia que coloco os dados do cartão ele dá o seguinte erro: Cancelamos o pedido pois não foi possível processá-lo. E não consigo fazer a seleção da voz para fazer o teste com as minhas próprias palavras como ela fala no exemplo.

    Atenciosamente,
    André Barbosa.

    • Olá André,
      as vezes da problema no servidor da Acapela. Tem que ir tentando. Lembro que quando instalei a Márcia, demorei um pouco para terminar a compra por causa disso.
      Abraço

  8. Olá, to conhecendo o site hoje, e estou descobrindo o mundo do android, ainda não sei quase nada, e me parece tão difícil, mas vou ler tudo que poder, buscar recursos pra aprender, e espero poder contar com a ajuda de vcs, obrigada pelos artigos publicados. estão ótimos, embora ainda parecem coisa de outro mundo kkk. enorme beijo

Deixe uma resposta