Como ativar a acessibilidade no Android 4.1

Olá pessoal,

Hoje vou falar como ativar a acessibilidade em aparelhos com Android 4.1, o famoso Jelly Bean. Tinha lido em alguns blogs e matérias sobre acessibilidade que para ativar a acessibilidade em Android 4.1, era só fazer uma volta na tela do aparelho começando da esquerda superior, na direção horário e chegar no ponto inicial que o Talkback já ativaria. Mas, qual foi minha surpresa quando peguei o meu Motorola razr d1, e fiz o gesto e nada falou.

Então por isso decidi escrever esse post para ajudar vocês a ativarem o Talkback no Jelly Bean. No meu aparelho da Motorola, não veio nem o Talkback de fábrica. Tive que fazer o seguinte para deixar meu celular acessível: lembrando que tem que ser com um olho amigo.

1) Entrei na Play Store no aparelho e procurei por: talckback.
2) Fiz a instalação do talkback.
3) Ainda na Play Store procurei a voz Espeak tts e fiz a instalação. Mas, temos ainda Márcia da Acapela. A última voz é paga e a Espeak é gratuita.
4) Depois fui em configuração, acessibilidade e ativei o Talkback e explorar por toque.
5) Depois fui em conversão de texto para voz e ativei o Espeak tts,por ter sido a voz instalada.

Nesse momento o celular já está acessível e é só começar a brincar com a criança.

Espero ter ajudado vocês com mais essa postagem.

Abraço

27 ideias sobre “Como ativar a acessibilidade no Android 4.1

    • Olá Wilkler,

      creio que pelo fato dela ser mais pesada do que as outras vozes.

      Estou usando o meu com a Márcia da Acapela tts, e está funcionando normal. Estava usando antes com o Espeak tts e funcionava muito bem também.

      Instala o Espeak tts e faça uma avaliação.

      Abraços

  1. Olá Kellerson,

    O motorola Razr D1 esta sendo muito comentado, gostária de saber se vc esta gostando do aparelho, se o OCR com a camera dele funciona bem? Gostaria de saber se nesse aparelho esta bem acessivel na sua opinião. E se vc soube se tem previsão de atualização para o 4.2? Pretendo comprar um.

    Abrs

    • Olá Cesar,

      estou gostando muito sim do aparelho. O Jelly Bean, tem que ainda melhorar um pouco na acessibilidade. Tem alguns botões que ainda não são ligos, mas, no geral não inviabiliza o uso do programa. Quanto a OCR ainda não instalei nele.

      Mas, lhe digo que no geral estou achando um aparelho muito bom. E quanto a atualização, creio que seja para esse simestre ainda.
      Abraço

  2. Olá!
    Conheci seu blog atraves da lista telefone falante!
    Meu marido é deficiente visual e usava o talks.
    Esse Motorola razr d1, pelo que me parece é bem acessível. Então não preciso correr atrás de programas, licenças, permissões, etc, etc? Só comprar e instalar e habilitar os aplicativos para que ele se torne acessivel???
    Parabéns pelo blog!

    • Olá Alexsandro,

      não entendi essa pergunta sua: como desinstalar o talkdroid? Mas, creio que seja como desativar o Talkback. Porque o Talkdroid é o blog e não aplicativo.

      Entre em configuração, acessibilidade e desmarque: acessibilidade e Talkback.

      Abraços

  3. Olá Alexsandro, instalei o talkback no meu android 4.1 e para ir em qualquer opção, é necessário dar 2 toques no ícone, o problema é que não consigo ir para outro menu, por exemplo, quero desisntalar e como não consigo mudar a tela para ver outras opções fica impossível fazer qualquer coisa, você pode me orientar?

  4. Kelerson, vc. falou que o Talkback não é cem por cento acessível e que há botões não legíveis. Mas isto tem melhorado versão após versão? O Galaxy Tab tem alguma versão já instalada do TalkBack? E a leitura de e-mails é possível nos tablets com o talkback ? E o pdf? Há livros que eu possa baixar e ler com o Talkback, ainda que comprados? Desculpe fazer tantas perguntas, mas tenho em vista comprar um tablet, mas tenho que me certificar de que é acessível, de preferência, com Android, porque o da Aple, apesar de acesível de fábrica, coloca-nos na dependência de seus produtos. Isto é horrível.

    • Olá André,

      Sugiro comprar um com Android 4.1 e com perspectiva para atualização para o 4.2 que a acessibilidade está bem melhor.
      Quanto a ler e-mail, pdf e livros você utiliza sim tranquilo comprando aplicativos na Play store. O e-mail o gmail que vem no Android 4 a cima já é acessível.

      Abraços

  5. Olá!

    Parabéns pelo blog, está fantástico!

    Estou aqui com algumas dúvidas em relação ao android 4.1

    Estive a testar o telefone de um amigo meu que tem android 4.1, achei acessível com o talkback, mas há uma coisa que eu acho muito estranha e que me esta a fazer ficar na dúvida se compro o telefone ou não

    O talkback só fala quando tem uma ligação a internet?

    pergunto isto porque quando os dados móveis estavam activados o talkback falou sempre e fazia os sons todos. quando a internet não estava ligada deixava de falar e continuava só a fazer os sons.

    É mesmo assim? ou eu devia ter feito mais alguma coisa para ele falar mesmo sem internet?

    Obrigada

    • Olá Sara,

      muito obrigado pelas palavras sobre o blog.

      Teria que ter instalado uma voz. Porque como viu essa voz é da net e não local no aparelho.
      Pode comprar um aparelho com Android que estará bem servida.
      Abraços

  6. Bom dia amigo Kelerson!Comprei o aparelho Motorola Razr D3 e gostei muito!
    Gostaria de saber se você conhece algum grupo do google sobre o sistema Android para que eu possa participar? Se houver, como fazer para participar?
    Parabéns pelo blog, vocês são feras demais!

    • Olá Brunna,
      já que está desesperada, creio que você não seja pessoa com deficiência. Para desativar faça o seguinte. Ao invés de dar um toque apenas como está acostumada, você vai dar duplo toque em cada ícone. Vá em configurar, depois em acessibilidade, dentro de acessibilidade desative o Talkback que é o leitor de tela. Mais uma observação: para rolar a tela use dois dedos e vá da parte inferior para a superior da tela.
      Qualquer coisa só escrever novamente.
      Abraços

    • Olá Carlos,
      na verdade não é o Talkback que tem esse comportamento, e, sim a voz em português.
      Sugiro instalar pela Google Play a voz Espeak tts.
      Abraços

    • Olá Carla,
      creio que você não seja pessoa com deficiência. Para desativar faça o seguinte. Ao invés de dar um toque apenas como está acostumada, você vai dar duplo toque em cada ícone. Vá em configurar, depois em acessibilidade, dentro de acessibilidade desative o Talkback que é o leitor de tela. Mais uma observação: para rolar a tela use dois dedos e vá da parte inferior para a superior da tela.
      Qualquer coisa só escrever novamente.
      Abraços

Deixe uma resposta